O que é DTM, disfunção temporomandibular?


Disfunção temporomandibular, ou DTM, é uma desordem comum que acomete milhares de pessoas. Os sintomas mais comuns são dores próximas aos ouvidos, dores de cabeça, dores durante a mastigação e ao falar, além de ruídos ou estalidos durante a abertura de boca.


A DTM pode ter diferentes causas sendo a artrite decorrente do apertamento dentário, ou bruxismo noturno as mais comuns. O apertamento ou ranger dos dentes provocam também dores musculares, onde os chamados músculos da mastigação (alguns músculos da face) podem ficar doloridos em razão de sua hiperatividade.
Dentro das articulações da mandíbula existem pequenas estruturas que protegem os movimentos dos ossos, chamados discos articulares (imagem). Estes discos podem estar deslocados e provocarem sons ou ruídos, e ainda dificultar a abertura da boca.



O diagnóstico será feito a partir da história dos sintomas, exame físico assim como alguns exames de imagem como radiografias, tomografias e ainda ressonância magnética.

A partir do correto diagnóstico poderá ser planejado o tratamento que pode incluir o uso de medicações , exercícios, uso de aparelhos, correções na posição dos dentes, infiltrações e cirurgia. É bom salientar que a grande maioria dos tratamentos são feitos com terapias não invasivas ou seja sem a necessidade de cirurgias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os principais sintomas relacionados aos dentes do siso ?

Comunicação Buco sinusal

O que é dente do siso?