O que é ATM?

O que é ATM?


A Articulação Temporomandibular ou mais simplesmente ATM conecta o maxilar inferior (mandíbula) ao crânio. Você possui duas articulações, uma de cada lado da mandíbula, próximo aos ouvidos. É uma estrutura bastante complexa, que inclui uma parte da mandíbula conhecida como côndilo mandibular e uma cavidade óssea no osso temporal do crânio. Esses dois ossos articulados permitem os diferentes movimentos da mandíbula para baixo e para cima, de um lado para o outro e de trás para frente, graças a ação dos músculos associados. A ATM que funciona como uma elaborada dobradiça possui ainda cápsula, ligamentos, liquido articular, disco, nervos e vasos sanguíneos.
Dentre todos estes componentes, se destaca o disco articular que fica dentro da ATM, posicionado entre a mandíbula e o crânio, absorvendo toda a força aplicada durante a função dos maxilares como falar, abrir e fechar a boca, morder e mastigar os alimentos.

Por estarem conectadas uma a outra através da mandíbula, possuir uma série de estruturas delicadas e permitir movimentos sincronizados em todas as direções, as Articulações Temporomandibulares são consideradas as mais complexas do corpo humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os principais sintomas relacionados aos dentes do siso ?

Comunicação Buco sinusal

O que é dente do siso?