O que é dente do siso?

Dentes do siso, do juízo, dentes da sabedoria, são alguns dos nomes populares dados aos terceiros molares, os últimos molares a erupcionar, o que normalmente deverá ocorrer próximo ao final da adolescência ou início da vida adulta (entre 17 e 25 anos aproximadamente). Quando não "aparecem" na época esperada podem ficar retidos ou impactados dentro dos maxilares.
Os dentes seguem uma sequencia de erupção, primeiro os incisivos seguidos dos caninos, pré-molares, molares e por último os quatro dentes do siso, de ambos os lados, no maxilar superior e inferior. Algumas pessoas podem não ter problema algum com seus sisos, no entanto muitos podem experimentar dor, infecções, desconforto e mau hálito. Falta de espaço nos maxilares, dificuldade de higienização também são indicações para a remoção, que deverá ser feita antes de eventuais problemas mais graves.
Especula-se a real função dos dentes do siso, e muitos estudos apontam que o tamanho dos maxilares do homem moderno parecem ser menores que o dos nossos ancestrais, e há ainda estudos que sugerem que estes dentes desempenhavam um papel importante quando a dieta humana era baseda em alimentos de consistência mais dura, como carne crua e grãos. Portanto nossos terceiros molares parecem representar um resquício evolutivo.



Dentes do siso impactados, superior e inferior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os principais sintomas relacionados aos dentes do siso ?

O que é ATM?